quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hipertiroidismo


A publicação do texto a seguir foi tirada da página de Drauzio Varella.

Já estou em tratamento mas os sintomas são horríveis!!

Eu diria que o sintoma que mais incomoda é a sensação de angústia que nunca para e não tem motivo aparente.

Para um psicólogo, o hipertiroidismo seria causado pela ansiedade, mas eu acho q o sintoma de ansiedade é causado pelo hipertiroidismo...rs.

Enfim...eu já me curei uma vez desse treco, vamos lá de novo!!


A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.


Sintomas


*Hiperativação do metabolismo

*Nervosismo e irritação

*Insônia

*Aumento da freqüência cardíaca

*Intolerância ao calor

*Sudorese abundante

*Taquicardia

*Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas

*Tremores

*Olhos saltados

*Bócio

*Comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas


Causas


*Doença de Graves, doença hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos;

*Bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.


Diagnóstico


O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. Níveis elevados deTSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.


Recomendações


*Não se assuste com a idéia de epidemia de problemas na tireóide. Avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos;

*A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;

*A dosagem do TSH deve ser medida depois dos 40 anos com regularidade;

*Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer (produzem maior queima dos músculos do que de gordura);

*Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo, mas contra-indicada para pacientes com hiprtieoidismo;

*Fumar é desaconselhável ;

*Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Discuta com o médico a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações.


Tratamento


O tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.

No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença. Deve começar logo e ser prescrito principalmente na 3ª idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

suicida


Lamentar e ter que assinar um atestado bucólico de insensatez,

questionar é pura ignorância de uma fragilidade omitida,

chorar, ah, para que?

Se dos olhos só vêem a marca pura de uma angustia cega,

que chega a fazer o coração pulsar descompassado, frígido, doentio e revolto como o mar em uma tempestade.

Olhar ao redor e ver apenas o mundo girando e você estacionado vendo tudo e todos sendo amados e felizes...

E você, ah você....um ser trocado, jogado ao vento....

Fugir como?

Lutar para que?

Existe luz??

Sim haverá sempre luzes que ofuscarão a visão, haverá sempre anjos nos induzindo a fazer o que é certo

Mas... e o errado que sempre fazem conosco impune?

E justo ser ignorado na multidão quando se quer apenas ser feliz, sem roubar a felicidade de ninguém, nem cobrar nada de ninguém?

Heis que sou uma suicida...

Da vida...do mundo....das pessoas...de mim...

Fracasso não sobreponho

Desilusão

Talvez nojo, repugnância, revolta, sei lá...

Suicida eu sou porque matei-me por um amor impuro, sem nexo, sem caráter e, o que me resta são frutos saborosos...meus anjos...minhas luzes.

Lágrimas derramo agora por querer entender.......mas, haverá resposta para um suicida?

Cometer essa façanha e ter tanta coragem como a de morrer dia a dia por um ser sem alma, sem corpo e sem coração?

Suicida eu?

Não me matarei, não me farei de exemplo para destruir a vida daqueles que a prezam

Morrerei sozinha, se preciso for...amarei aquilo que me for dado com amor verdadeiro...chorarei todas as noites pela solidão...

Me perdi tanto que, até para acreditar já estou desacreditando

O que posso agora aceitar é que não sou mais a vida que sonhava em lutar...

Apenas sou o sonho que cansou de sonhar...............

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Você - Elis Regina


Você, manhã de todo meu
Você, que cedo entardeceu
Você, de quem a vida eu sou
E sei, mas eu serei
Você, um beijo bom de sol
Você, Em cada tarde vã
Virá sorrindo de manhã
Você, um riso indo à luz
Você, a paz dos céus azuis
Você, sereno bem de amor em mim
Você, tristeza que eu criei
Sonhei você pra mim
Vem mais pra mim, mais só
Você manhã de todo meu
Você que cedo entardeceu
Você de quem a vida eu sou
E sei, mas eu serei
Você, um beijo bom de sol
Você, de cada tarde vã
Virá sorrindo de manhã
Você, um riso indo à luz
Você, a paz de céus azuis
Você, sereno bem de amor em mim
Você, tristeza que eu criei
Sonhei você pra mim
Vem mais pra mim, mas só
Você, tristeza que eu criei
Sonhei, você pra mim
Vem mais pra mim, mas só

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Não choro mais


Não choro mais....na verdade, nem sequer entendo porque digo mais,

se não estou certo se alguma vez chorei.



Acho que sim, um dia....



Quando havia dor.



Agora só resta uma coisa seca.



Dentro, fora.



Chorar por tudo que se perdeu,

por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser,

pelo que perdi de mim,

pelo ontem morto,

pelo hoje sujo,

pelo amanhã que não existe,

pelo muito que amei e não me amaram,

pelo que tentei ser correto e não foram comigo.



Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém,

recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação.



Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha,

de pedir que me deixem em paz e só com ela,

como um cão com seu osso.



A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso.



A única magia que existe é a nossa incompreensão.



Frágil – você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora.



Para que o protejam,

para que sintam falta.



Tanta vontade de viajar para bem longe,

romper todos os laços, sem deixar endereço.



Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável.



Bali, Madagascar, Sumatra.



Escreverá: penso em você.



Deve ser bonito, mesmo melancólico,

alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse.



Você se comove com o que não acontece,

você sente frio e medo.



Parado atrás da vidraça,

olhando a chuva que,

aos poucos começa a passar...........

sábado, 17 de janeiro de 2009

A origem das mulheres - Luís Fernando Veríssimo



Existem várias lendas sobre a origem da Mulher.
Uma diz que Deus pôs o primeiro homem a dormir, inaugurando assim a anestesia geral, tirou uma de suas costelas e com ela fez a primeira mulher. E que a primeira provação de Eva foi cuidar de Adão e agüentar o seu mau humor, enquanto ele convalescia da operação.
Uma variante desta lenda diz que Deus, com seu prazo para a Criação estourado, fez o homem às pressas, pensando “Depois eu melhoro”, e mais tarde, com tempo, fez um homem mais bem-acabado, que chamou Mulher, que é “melhor” em aramaico.
Outra lenda diz que Deus fez a mulher primeiro, e caprichou nas suas formas, e aparou aqui e tirou dali, e com o que sobrou fez o homem só para não jogar barro fora. Zeus teria arrancado a mulher de sua própria cabeça.
Alguns povos nórdicos cultivam o mito da Grande Ursa Olga, origem de todas as mulheres do mundo, o que explica o fato das mulheres se enrolarem periodicamente em pêlos de animais, cedendo a um incontrolável impulso atávico, nem que seja só para experimentar, na loja, e depois quase desmaiar com o preço.
Em certas tribos nômades do Meio Oriente ainda se acredita que a mulher foi, originariamente, um camelo, que na ânsia de servir seu mestre de todas as maneiras foi se transformando até adquirir sua forma atual.
No Extremo Oriente existe a lenda de que as mulheres caem do céu, já de kimono. E em certas partes do Ocidente persiste a crença de que mulher se compra através dos classificados, podendo-se escolher idade, cor da pele e tipo de massagem.
Todas estas lendas, claro, têm pouco a ver com a verdade científica. Hoje se sabe que o Homem é o produto de um processo evolutivo que começou com a primeira ameba a sair do mar primevo, e é o descendente direto de uma linha específica de primatas, tendo passado por várias fases até atingir o seu estágio atual e aí encontrar a Mulher, que ninguém ainda sabe de onde veio.
É certamente ridículo pensar que as mulheres também descendem de macacos. A minha mãe, não! Uma das teses mais aceitáveis sobre o papel da mulher na evolução do homem é a de que o primeiro encontro entre os dois se deu no período paleolítico, quando um homo-sapiens mas não muito, chamado, possivelmente, Ugh, saiu para caçar e avistou, sentado numa pedra, penteando os cabelos, um ser que lhe provocou o seguinte pensamento, em linguagem de hoje: ”Isso é que é mulher e não aquilo que tenho na caverna”.
Ugh aproximou-se da mulher e, naquele seu jeitão, deu a entender que queria procriar com ela. "Agh maakgrom grom”, ou coisa parecida. A mulher olhou-o de cima a baixo e desatou a rir. É preciso lembrar que Ugh, embora fosse até bem apessoado pelos padrões da época, era pouco mais do que um animal aos olhos da mulher. Tinha a testa estreita e as mandíbulas pronunciadas e usava gordura de mamute nos cabelos.
A mulher disse alguma coisa como “Você não se enxerga, não?” e afastou-se, enojada, deixando Ugh desolado. Antes dela desaparecer por completo, Ugh ainda gritou: “Espera uns 10 mil anos pra você ver!”, e de volta à caverna exortou seus companheiros a aprimorarem o processo evolutivo.
Desde então, o objetivo da evolução do homem foi o de proporcionar um par à altura para a mulher, para que, vendo o casal, ninguém dissesse que ela só saía com ele pelo dinheiro, ou para espantar assaltantes. Se não fosse por aquele encontro fortuito em alguma planície do mundo primitivo, o homem ainda seria o mesmo troglodita desleixado e sem ambição, interessado apenas em caçar e catar seus piolhos, e um fracasso social.
Mas de onde veio a primeira mulher, já que podemos descartar tanto a evolução quanto as fantasias religiosas e mitológicas sobre a criação? Inclino-me para a tese da origem extraterrena. A mulher viria (isto é pura especulação, claro) de outro planeta. Venho observando-as durante anos - inclusive casei com uma, para poder estudá-las mais de perto - e julgo ter colecionado provas irrefutáveis de que elas não são deste mundo.
Observei que elas não têm os mesmos instintos que nós, e volta e meia são surpreendidas em devaneio, como que captando ordens de outra galáxia, embora disfarcem e digam que só estavam pensando no jantar. Têm uma lógica completamente diferente da nossa. Ultimamente têm tentado dissimular sua peculiaridade, assumindo atitudes masculinas e fazendo coisas - como dirigir grandes empresas e xingar a mãe do motorista ao lado - impensáveis há alguns anos, o que só aumenta a suspeita de que se trata de uma estratégia para camuflar nossas diferenças, que estavam começando a dar na vista.
Quando comentamos o fato, nos acusam de ser machistas, presos a preconceitos e incapazes de reconhecer seus direitos, ou então roçam a nossa nuca com o nariz, dizendo coisas como “ioink, ioink” que nos deixam arrepiados e sem argumentos. Claramente combinaram isto. Estão sempre combinando maneiras novas de impedir que se descubra que são alienígenas e têm desígnios próprios para a nossa terra. É o que fazem, quando vão, todas juntas, ao banheiro, sabendo que não podemos ir atrás para ouvir.
Muitas vezes, mesmo na nossa presença, falam uma linguagem incompreensível que só elas entendem, obviamente um código para transmitir instruções do Planeta Mãe. E têm seus golpes baixos. Seus truques covardes. Seus olhos laser, claros ou profundamente escuros, suas bocas. Meu Deus, algumas até sardas no nariz. Seus seios, aqueles mísseis inteligentes. Aquela curva suave da coxa, quando está chegando no quadril, e a Convenção de Genebra não vê isso!
E as armas químicas - perfumes, loções, cremes. São de uma civilização superior, o que podem nossos tacapes contra os seus exércitos de encantos? Breve dominarão o mundo. Breve saberemos o que elas querem. Se depois de sair este artigo, eu for encontrado morto com sinais de ter sido carinhosamente asfixiado, como um sorriso, minha tese está certa. Se nada me acontecer, sinal de que a tese está certa, mas elas não temem mais o desmascaramento.
O que elas querem, afinal? Se a mulher realmente veio ao mundo para inspirar o homem a melhorar e ser digno dela, pode ter chegado à conclusão de que falhou, que este velho guerreiro nunca tomará jeito. Continuaremos a ser mulheres com defeito, uma experiência menor num planeta inferior. O que sugere a possibilidade de que, assim como veio, a mulher está pronta a partir, desiludida conosco.
E se for isso que elas conspiram nos banheiros? A retirada? Seríamos abandonados à nossa própria estupidez. Elas levariam as suas filhas e nos deixariam com caras de Ugh. Posso ver o fim da nossa espécie. Nossos melhores cientistas abandonando tudo e se dedicando a intermináveis testes com a costela, depois de desistir da mulher sintética. Tentando recriar a mágica da criação.
Uma mulher, qualquer mulher, de qualquer jeito! Prometemos que desta vez não as decepcionaremos! Uma mulher! Como é que se faz uma mulher?
Luís Fernando Veríssimo

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Após horas de pensamentos,

ficou a TV sem sinal,

só ruído.


Dei conta que nem mais minha imagem restou.

Dei conta que tanto se perdeu,

e deixei até o que me pertencia ir embora.


Ai eu chego mais perto,

nem a silhueta, nem uma sombra,

nem isso pra mim ficou.


Acabou a valsa,

e não contente deixei ir embora

a minha parcela.


Tirei tudo da tomada,

começo de novo.

De outro jeito e dessa vez vai ser com o espelho.

Não cabe nem uma nova filosofia,

nem mais banhos de teorias,

esqueça de reencontrar o que se perdeu.


É só mesmo um recomeço...........


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Minhas palavras perdidas.......


Como se diz eu te amo,


quando se tem um coração vazio,


de felicidade ou de dor?


Se já me escapa o sentimento


e também não tenho mais nenhum tormento


nem tristeza, nem temor...




Como se diz adeus,


se o coração a muito tempo está longe


ruma sozinho andarilho


sem corpo e nem alma, para lhe pesar.


Se já não estou perto,


por que a partida nõa se faz completa,


indo para onde este coração está!




Como se pede desculpas,


por ofensa deferida


por esperança partida


ou por magoa causar


proferir palavras malditas


não intensionalmente fazer vitimas


com frases, veneno destilar...




Não sei o que faço na vida


se as minhas palavras perdidas


sempre tomam os caminhos,


que não devem tomar,


tornando insignificante o fato


de que não sinto o que falo.......




Por que então eu teimo tanto em falar?!?

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Faxina na Alma - Carlos Drumond de Andrade


Não importa onde você parou...

em que momento da vida você cansou...

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...

é renovar as esperanças na vida e o mais importante...

acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?

Foi aprendizado...

Chorou muito?

Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?

Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?

É porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?

Era o inicio da tua melhora...

Pois é...

agora é hora de reiniciar...

de pensar na luz...

de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Um corte de cabelo arrojado...

diferente?

Um novo curso...

ou aquele velho desejo de aprender apintar...

desenhar...

dominar o computador...

ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...

quanta coisa nova nesse mundão

de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?

Besteiras...

tem tanta gente que você afastou com o

seu "período de isolamento"...

tem tanta gente esperando um sorriso teu

para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...

nem nós mesmos nos suportamos...

ficamos horríveis...

o mau humor vai comendo nosso figado...

até a boca fica amarga.

Recomeçar...

hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar?

Ir alto...

sonhe alto...

queira o melhor do melhor...

queira coisas boas para a vida...

pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos...

se pensamos pequeno...

coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente

lutarmos pelo melhor...

o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...

joga fora tudo que te prende ao passado...

ao mundinho de coisas tristes....

fotos...

peças de roupa, papel de bala...

ingressos de cinema, bilhetes de viagens...

e toda aquela tranqueira

que guardamos quando nos

julgamos apaixonados...

jogue tudo fora...

mas principalmente...

esvazie seu coração...

fique pronto para a vida...

para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...

somos sempre capazes de amar muitas vezes e

muitas vezes...

afinal de contas...

Nós somos o "AMOR"...

"Porque sou do tamanho daquilo que vejo,e não do tamanho da minha altura".

sábado, 27 de dezembro de 2008

Você em mim


Esta luz indireta que vem pela janela

desenha seu rosto na parede do meu quarto.

Ainda em minha pele o ardor dos teus carinhos.

Ainda em meus lábios o gosto dos teus beijos...

Essa música...

...parece que vem das estrelas

Sinto vontade de dançar.

Vejo seu rosto pelas paredes

as cortinas esvoaçam

a música me preenche feito luz.

Flutuo pelo quarto

suspensa em seus braços

me perco em seus lábios...

Ficar em você

assim

pela eternidade da noite.


Tento adormecer...quero dormir...não consigo.


Você está em mim


Te amo.



quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Amor Platônico - Legião Urbana


eu sou apenas alguém
ou até mesmo ninguém
talvez alguém invisível
que a admira a distância
sem a menor esperança
de um dia tornar-me visível
e você?
você é o motivo
do meu amanhecer
e a minha angustia
ao anoitecer
você é o brinquedo caro
e eu a criança pobre
o menino solitário que quer ter o que não pode
dono de um amor sublime
mas culpado por querê-la
como quem a olha na vitrine
mas jamais poderá te-la
eu sei de todas as suas tristezas
e alegrias
mas você nada sabes
nem da minha fraqueza
nem da minha covardia
nem sequer que eu existo
e como um filme banal
entre o figurante e a atriz principal
meu papel era irrelevante
para contracenar
no final
no final
no final