quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hipertiroidismo


A publicação do texto a seguir foi tirada da página de Drauzio Varella.

Já estou em tratamento mas os sintomas são horríveis!!

Eu diria que o sintoma que mais incomoda é a sensação de angústia que nunca para e não tem motivo aparente.

Para um psicólogo, o hipertiroidismo seria causado pela ansiedade, mas eu acho q o sintoma de ansiedade é causado pelo hipertiroidismo...rs.

Enfim...eu já me curei uma vez desse treco, vamos lá de novo!!


A tireóide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.


Sintomas


*Hiperativação do metabolismo

*Nervosismo e irritação

*Insônia

*Aumento da freqüência cardíaca

*Intolerância ao calor

*Sudorese abundante

*Taquicardia

*Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas

*Tremores

*Olhos saltados

*Bócio

*Comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas


Causas


*Doença de Graves, doença hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos;

*Bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.


Diagnóstico


O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. Níveis elevados deTSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.


Recomendações


*Não se assuste com a idéia de epidemia de problemas na tireóide. Avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos;

*A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;

*A dosagem do TSH deve ser medida depois dos 40 anos com regularidade;

*Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer (produzem maior queima dos músculos do que de gordura);

*Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo, mas contra-indicada para pacientes com hiprtieoidismo;

*Fumar é desaconselhável ;

*Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Discuta com o médico a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações.


Tratamento


O tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.

No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença. Deve começar logo e ser prescrito principalmente na 3ª idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.